Confira os palestrantes do evento:
Camila Ramos
Camila Ramos é Diretora e Fundadora da CELA, com experiência de 19 anos no setor de energia renovável, incluindo bioenergia, energia eólica e solar fotovoltaica, assessorando seus clientes com inteligência de mercado de energia renovável, regulação, Project finance e M&A.
Camila é membro do Conselho de Administração e Vice-presidente de Hidrogênio Verde da ABSOLAR, e Membro do Conselho Consultivo da SER Energia. Camila tem um Mestrado e Bacharel da London School of Economics and Political Science (LSE).
Antes de fundar a CELA Clean Energy Latin America, foi Country Manager e Chefe de Pesquisa para América Latina da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), onde ela assessorou clientes com pesquisas e análise dos setores e mercados de energias renováveis, e tendências na região. Ela também foi Gerente de Marketing e Comunicações da ERB - Energias Renováveis do Brasil. Ela trabalhou como consultora da PricewaterhouseCoopers, com foco no agronegócio, e dirigiu a área de pesquisa de bioenergia da Infinity Bio-Energy no Brasil.
Fábio Grandchamp
Executivo sênior com experiência internacional excepcional de novos negócios. Fundador de En Partners, uma empresa de assessoria de novos negócios e fusões e aquisições com foco na transição energética. Diretor de Projeto em nome do consórcio CCT (Casa dos Ventos, Comerc e Transhydrogen) para um projeto de produção integrada multifásica em escala mundial no Porto de Pecém, CE. Liderando o desenvolvimento de negócios e estudos de viabilidade, incluindo: estratégia, desenvolvimento de mercado, infrestructura midstream, fornecimento de energia renovável, busca de financiamento e estudos de produção H2V. Com ampla careira global no downstream e midstream com a Shell Internacional em: novos negócios nas áreas de comercialização de derivados de petróleo, gás e energia.
Luiz Antônio Mello
Com quase 30 anos de experiência em Indústrias de Processo, tenho foco em soluções inovadoras para a descarbonização da Indústria. Tenho experiência em desenvolvimento de projetos para as indústrias química, aço, papel e celulose, fertilizantes e óleo e gás, tanto no Brasil quanto no exterior. Sou formado em Eng. Química, com mestrado em andamento no tema Hidrogênio Verde.
Bruno Vath Zarpellon
Bruno é um especialista em inovação e novos negócios com mais de 15 anos de experiência. Ele acredita que a inovação e a sustentabilidade são essenciais para a competitividade e a transformação dos negócios. Seu objetivo é auxiliar empresas na exploração de tendências e na adaptação a fatores que impactam seus setores.
Nos últimos 5 anos, Bruno e sua equipe conseguiram posicionar a AHK entre os 10 principais hubs de startups do Brasil. Além disso, foram responsáveis pela viabilização de mais de 100 milhões de reais em projetos de inovação e pelo desenvolvimento de dezenas de novos negócios.
Luís Marques
Luís Marques, no entanto, segue como CEO regional no Brasil e na Argentina. Com uma sólida formação acadêmica em comércio internacional e mais de 30 anos de experiência em logística e transporte, há dois anos tornou-se CEO da DB Schenker Brasil. Sua trajetória na empresa começou em 1995, na Schenker Portugal, onde assumiu o cargo de representante de vendas e, posteriormente, se tornou gerente de Produto de Transporte Terrestre antes de liderar a Schenker Portugal como diretor-executivo. Com a recente adição da responsabilidade pela DB Schenker Argentina em abril, Luís estará à frente dos mercados brasileiro e argentino, que são de grande importância estratégica para a DB Schenker.
Márcio Guiot
Márcio tem mais de 20 anos de experiência liderando terminais de contêineres no Brasil, com foco na maximização de recursos, liderança humanizada e melhoria contínua de processos. Ele acredita que a integração de pessoas, processos e tecnologia é fundamental para alcançar a excelência operacional e garantir uma governança sólida, atendendo às expectativas de todos os stakeholders.
Marcelo T. Schmitt
Marcelo tem mais de 25 anos de experiência em multinacionais e empresas nacionais na América Latina e Europa, atuando nos setores Automotivo, Químico/Farmacêutico, Siderurgia, Trading e Logística. Ele é especialista em P&L e desenvolvimento de negócios, com foco em Logística e Transição Energética, incluindo Hidrogênio Verde. Marcelo é reconhecido por sua excelência em Operações, Supply Chain e Procurement em ambientes multiculturais complexos. Ele já liderou equipes com mais de 1000 pessoas, implementou sistemas SAP/APO e S&OP, e conduziu projetos estratégicos de otimização e investimentos. Além disso, é membro de Comitês Executivos e Presidente do "Council of Supply Chain Management Professionals" do Brasil.
Marcus Vinicius Cerutti
Bruno é um especialista em inovação e novos negócios com mais de 15 anos de experiência. Ele acredita que a inovação e a sustentabilidade são essenciais para a competitividade e a transformação dos negócios. Seu objetivo é auxiliar empresas na exploração de tendências e na adaptação a fatores que impactam seus setores.
Nos últimos 5 anos, Bruno e sua equipe conseguiram posicionar a AHK entre os 10 principais hubs de startups do Brasil. Além disso, foram responsáveis pela viabilização de mais de 100 milhões de reais em projetos de inovação e pelo desenvolvimento de dezenas de novos negócios.
Marcus Voloch
À frente da Log-In Logistica Integrada, Marcus concentra-se em impulsionar o crescimento e a excelência operacional da empresa. Combinando inovação e visão de mercado, ele garante que a Log-In Logistica Integrada permaneça na vanguarda do setor de transporte e logística no Brasil. Com uma sólida experiência em gestão de P&L e liderança estratégica adquirida como Diretor Geral da Aliança Navegação e Logística, Marcus busca entregar valor excepcional aos clientes, acionistas e equipe. Sua abordagem destaca-se pelo desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing inovadoras e pela contínua busca por eficiência operacional, posicionando a organização para aproveitar as oportunidades de mercado e estabelecer novos padrões de sucesso.
Robert Klein
Robert Klein é Head of Hydrogen para o grupo Voltalia e lidera as operações na América Latina e África do Norte. Desde 2006, foi responsável por estabelecer a Voltalia no Brasil, onde a empresa cresceu exponencialmente e agora emprega 400 colaboradores, representando mais de 50% do faturamento do Grupo. Com 18 anos de experiência na empresa, Klein também integra o Comitê Executivo do Grupo e atua no setor de Power to X. Ele é formado em Matemática e Engenharia, com MBA, e possui ampla experiência internacional em energias renováveis e no setor de Óleo e Gás.
Ricardo Castelo
Extensa experiência em diversos setores industriais, especialmente em manutenção e geração de energia térmica e renovável, com foco em comissionamento, operação e manutenção. Desde 2005, atua com ênfase em Energia Eólica, tanto no atendimento ao cliente (Bons Ventos Geradora de Energia) quanto na fabricação (Alstom Wind). Possui grande experiência na gestão de equipes de serviços e comissionamento no Brasil e na Argentina, com mais de 12 projetos desenvolvidos. Experiência em gestão de unidades de negócios com responsabilidade de P&L na América Latina, focada em redução de custos, gestão de operações e desenvolvimento de negócios.
Rafael Serpa
acharel em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, MBA com foco em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais, especializado em Gestão Organizacional pela WHU – Otto Beisheim School of Management.
Membro do Conselho de Mineração (CMIN) e das Câmaras Setoriais de Cimento e Mineração (CSCM) e de Ar Comprimido e Gases (CSAG) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), e membro da câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração (CMSM) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Atua na NEUMAN & ESSER desde 2012, onde é Gerente Geral de Vendas e Aplicação na filial brasileira NEA Brasil para as unidades estratégicas de negócios Compressores, Energia e Processos, além de Membro do Conselho Consultivo da unidade estratégica de negócios Process Solutions do Grupo NEA.
Carreira em gerenciamento de projetos e negócios, focado no design, fabricação e negociação de bens de capital para a indústria. Ampla experiência internacional no planejamento e condução de ações para desenvolvimento de equipes, produtos, projetos, mercados, estratégias de marketing e relacionamento.
André Themoteo
Bacharel em Ciência e Tecnologia, Engenheiro de Energia e Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC. Graduação Sanduíche pelo programa Ciência Sem Fronteiras na Technische Hoschule Köln, Alemanha, com foco em energias renováveis e energia eólica. MBA Executivo em Economia e Gestão, com foco em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. Com passagem por Ford (Alemanha), Votorantim Cimentos e CCEE, atualmente atua com temas regulatórios e tributários do setor elétrico e da cadeia produtiva eólica nacional e global; possui relacionamento com as diversas empresas e instituições do setor energético; trabalha com temas voltados para a transição energética, como a inserção de armazenamento (baterias) associado a geração renovável no sistema elétrico; e coordena o grupo de trabalho de hidrogênio verde na Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias – ABEEólica.
Marcelo Kuhnlenz
Marcelo é um especialista em assessoria e estruturação financeira, tendo viabilizado dezenas de projetos de infraestrutura no Brasil e nos Estados Unidos. Possui vasta experiência no desenvolvimento de modelagem financeira, gestão de riscos e coordenação de financiamentos com distintas fontes de recursos como agências multilaterais, agências de crédito à exportação, dívidas no mercado de capitais e com bancos de desenvolvimento. Marcelo também se destaca na discussão de modelos regulatórios e estruturação contratual de projetos. Sua atuação abrange setores como energia, aeroportuário, portuário, rodoviário, ferrovias, mobilidade urbana e O&G.
Davi Bomtempo
Davi Bomtempo is graduated in Economic Sciences with a master’s degree in Public Administration (Public Policy) at Fundação Getúlio Vargas (FGV). Works as head of environmental policy and sustainability at the National Confederation of Industry (CNI). Institutional and government affairs professional with skills in lobbying strategy, campaign management and stakeholder engagement.
Luciana Aparecida da Costa
Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES
Luciana Aparecida da Costa
Luciana Aparecida da Costa é graduada em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (SP) e pela University of Chicago (EUA). Antes de se juntar ao BNDES, Luciana trabalhou por mais de 25 anos no mercado financeiro privado, tendo atuado em bancos como BankBoston, Citibank, ABN AMRO Real, Standard Bank e, mais recentemente, no Natixis (Groupe BPCE), tendo sido a presidente de sua subsidiária no Brasil. Desde março de 2023, Luciana é Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática.
Adriano Piotto
Adriano Piotto is an Electrical Engineer with an MBA in Business Administration and over 15 years of experience in the electrification and energy automation sector. Currently, he leads a team of more than 50 sales professionals at Siemens, focusing on solutions for electrification and digitalization. Adriano has worked for 4 years in Germany as a Regional Business Manager, where he developed market strategies and managed global capture teams in the energy sector. Throughout his career, he has overseen the growth and development of business. Adriano is passionate about how technology can make a positive impact on society and has a deep appreciation for people management.
Afonso Lamounier
Afonso Lamounier é Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da SAP para América Latina e Caribe. Afonso é responsável pelo relacionamento institucional da SAP junto a formuladores de políticas públicas para promoção um ambiente regulatório seguro, ao mesmo tempo que permita a cooperação, inovação e crescimento econômico sustentável do Brasil e região.
Afonso tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado. Antes de ingressar na SAP em 2016, ele trabalhou na Microsoft por mais de 12 anos, desenvolvendo a área de setor público da empresa no Brasil e na América Latina. Antes disso, ele trabalhou no Grupo Promon e na consultoria de gestão norte-americana A.T.Kearney, onde liderou programas também relacionados ao setor público nas áreas de saúde, infraestrutura e tecnologia da informação.
Afonso é mestre em Gestão Política pela Universidade George Washington (GWU) nos EUA e em Engenharia Mecânica-Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Rodolfo Aiex
Possui MBA Executivo em Administração de Empresas pela Business School São Paulo e graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de energia, ingressou na CCEE em 2002, tendo atuado em diversas áreas da organização, relacionadas a processos, projetos e estratégia corporativa. Atualmente, ocupa a posição de Gerente Executivo de Relacionamento e Informações, área responsável pela Gestão de Clientes, provimento de informações para o Mercado e desenvolvimento de Certificação de Energia. Lidera as ações em que a CCEE está envolvida na certificação do hidrogênio, tanto no âmbito nacional como internacional.
Martin von Simson
Os 40 anos de experiência no setor de logística global conferem a Martin von Simson a expertise e o conhecimento abrangente que fazem do Guia Marítimo uma das principais ferramentas do Comércio Exterior. Um dos fundadores da feira e conferência Intermodal South America, posteriormente vendida à UBM, Martin foi também administrador de uma série de empresas de transportes e logística de químicos, como Tankpool Logistica, Stolt Haven, Stolt Tank Containers e Sistema Transportes.
Luís Viga
Country Manager da Fortescue no Brasil desde abril de 2021, liderando operações de Hidrogênio Verde e desenvolvendo centrais de energia eólica, solar e H2. Como presidente da ABIHV, promove o hidrogênio verde como fonte de energia limpa no Brasil, estabelecendo parcerias, influenciando políticas e fomentando o crescimento do setor. Atua como porta-voz da Associação, direcionando a estratégia e representando a indústria perante governo e empresas.
Luis Meca
Gerente Geral de Unidade, responsável pelo Profit & Loss de Power Consulting na América Latina da Hitachi Energy
Luis Meca
Gerente Geral de Unidade, responsável pelo Profit & Loss de Power Consulting na América Latina. Grande experiência de atuação em Gerencianento de Unidade de Negócios, Departamentos de Operações (Head of PMO), Engenharia e Gerenciamento de Projetos em empresas multinacionais e nacionais. Palestrante e participante como moderador e debatedor em seminários e workshops nos mercados de energia elétrica.
Fernanda Delgado
CEO da ABIHV, Associação Brasileira da Industria do Hidrogenio Verde. Professora de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV e da UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Doutora em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ), Mestre em Tecnologia da Informação (CEFET/RJ) e em Finanças Internacionais (FGV/EBAPE), Fernanda tem quatro livros e vários capítulos e inúmeros artigos publicados sobre o setor energético e Petropolítica.
Conselheira do Conselho de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Executiva da área de energia com mais de 20 anos de experiência. Experiência profissional em empresas relevantes, no Brasil e no exterior, como IBP, Petrobras, Deloitte, Vale SA, Vale Óleo e Gás, Universidade Gama Filho e Dickinson. Hábil na gestão de grandes equipes multidisciplinares, elaboração e construção de planos de negócios, estudos de viabilidade financeira de projetos e avaliação de negócios. Longa experiência em gestão de pessoas, planejamento estratégico, fusões e aquisições, análise de negócios, avaliação econômico-financeira e inteligência competitiva. No IBP foi Diretora Executiva Corporativa, responsável pela gestão, governança e resultados financeiros do Instituto, gerenciando uma equipe de mais de 130 colaboradores.
Tobias Gotthardt
Secretário de Estado da Baviera, Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia do Estado
Tobias Gotthardt
Tobias Gotthardt was born on June 3, 1977 in Regensburg and grew up in Burglengenfeld and Kallmünz.
¸ After completing his high school education and studying political science in
Regensburg and Freiburg, he initially worked as a parliamentary assistant and
head of office in the European Parliament and the German Bundestag.
¸ After his election to the Bavarian State Parliament in 2018, he assumed the chairmanship of the Committee for Federal and European Affairs. In addition, in 2021,
he was appointed as deputy and then acting chairman of the Committee of Education and Culture. At the same time, he was the federal, European, education and
youth policy spokesman of the FREIE WÄHLER parliamentary group.
¸ After his re-election, Tobias Gotthardt was appointed State Secretary and member of the Bavarian State Government in 2023.
Possui experiência como empreendedor em startups, consultoria estratégica e inovação com passagens por corporações como Coca-Cola, Fiat e Oi. Foi Head da Eneva Ventures, desenvolvendo iniciativas de Inovação Aberta como foco na alavancagem de novos negócios tendo participado diretamente do desenvolvimento de projetos inovadores ligados à tecnologias de Baixo Carbono como CCUS & BECCS.
Founder da Energy Spin, uma startup focada em BUaaS (Business Unit as a Service) que habilita grandes corporacoes de fora do setor de energia a explorarem oportunidades de negócios relacionadas à transição energética.
Marc Bovenschulte
Membro da diretoria do Instituto de Inovação e Tecnologia do Institut Für Innovation und Technik
Marc Bovenschulte
Marc Bovenschulte é doutor em biologia. Há anos trocou os ecossistemas naturais pelos ecossistemas de inovação e desde então tem-se preocupado com a mudança na criação de valor e no emprego nos processos de transformação. É membro da direção do Instituto de Inovação e Tecnologia, Berlím.
Davi Gabriel Lopes
Ph.D em Energia e Desenvolvimento e especialista em Transição Energética da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, onde coordena projetos com foco em Hidrogênio e biocombustíveis. Com cerca de 20 anos de experiência em programas de energias renováveis, Lopes também foi pesquisador da Unicamp e do Instituto Aqua Genesis, além de professor de diversas instituições de nível superior e consultor técnico de empresas nacionais e internacionais.
Paulo Roberto Britto
Engenheiro Químico com mestrado pela Unicamp e doutorado pela Universidade de Leeds. Atualmente, é Diretor-Presidente da Bahiainveste e possui vasta experiência em engenharia química, petróleo, petroquímica e energias renováveis. Foi Superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e atuou como professor e pesquisador em diversas instituições, como UFBA e UNIFACS, com projetos financiados por empresas e agências de fomento.
José Luis Gonçalves
José está em constante evolução como aprendiz ao longo da vida, com experiência em gestão de projetos e supervisão de equipes técnicas em Produção e P&D. Ele coordena a transição industrial de energia e projetos de GH2, incluindo o Atlas de GH2 do Estado da Bahia, e atua como gerente técnico do Mestrado em Inovação em GH2. Com formação em universidades públicas e bolsas de estudo, é membro da Academia de Ciências da Bahia.
Ele implementa estratégias de alto nível para empresas e atua como ponto de comunicação entre o conselho e operações corporativas. José tem experiência em Ciência de Surfactantes, lecionando a disciplina no Instituto Superior de la Energia na Espanha e na UFBA. Também realiza avaliações econômicas de tecnologias de processos no setor de detergentes e coordena o design e a construção de reatores e plantas piloto. Na área de Cinética e Catálise, desenvolveu um catalisador para produção de alquilbenzeno linear e coordenou a regeneração de catalisadores em escala industrial, além de publicar artigos relevantes na área.
Robert Klein
Robert Klein é Head of Hydrogen para o grupo Voltalia e lidera as operações na América Latina e África do Norte. Desde 2006, foi responsável por estabelecer a Voltalia no Brasil, onde a empresa cresceu exponencialmente e agora emprega 400 colaboradores, representando mais de 50% do faturamento do Grupo. Com 18 anos de experiência na empresa, Klein também integra o Comitê Executivo do Grupo e atua no setor de Power to X. Ele é formado em Matemática e Engenharia, com MBA, e possui ampla experiência internacional em energias renováveis e no setor de Óleo e Gás.
Maurício Dall'Agnese
Maurício é economista e tem 18 anos de experiência nos segmentos de finanças, energia e infraestrutura no Brasil, América Latina e EUA. Experiência profissional internacional como consultor de fusões e aquisições em operações cross border na América Latina e vice-presidente de desenvolvimento de negócios de banco de investimentos nos EUA. No Brasil, já atuou como executivo em áreas de planejamento financeiro, gestão regulatória, desenvolvimento de projetos, comercialização de energia, planejamento estratégico, gestão ambiental e inovação na ISA CTEEP, Vale e Cemig.
Paula Perfeito
A Engenheira e Mestre Paula Perfeito possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e Mestrado em Engenharia Química com ênfase em processos de separação de gases pela mesma Universidade (2016). MBA em Gestão de negócios, vendas e planejamento de vendas pela FIA Business School (2023). Experiência no mercado de energia renováveis, com forte atuação em biogás, biometano e hidrogênio verde. Já foi conselheira da ABIOGÁS, Associação Brasileira de Biogás e Biometano e membro da Câmara de Biometano. Atua na NEUMAN & ESSER como Gerente Regional de Vendas, liderando a área de soluções para cadeia de valor do hidrogênio, incluindo eletrolisadores e reformadores para geração de hidrogênio renovável e de baixo carbono, além de compressores, sistemas de armazenamento, purificação e estações de abastecimento veicular a hidrogênio.
João Paulo Braz
Atuando no Porto do Açu desde 2019, João Braz tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de logística, operações e negociação de contratos de alta complexidade, liderando empresas nos mercados de óleo e gás, infraestrutura e navegação. Com a principal missão de atrair diferentes indústrias para se instalarem no Porto do Açu, ele também é responsável por desenvolver soluções de conectividade (ferrovia, rodovia, cabotagem) que aumentam a competitividade e atratividade do porto. Além disso, é responsável pelas atividades do Terminal Multicargas (TMULT) e pelo desenvolvimento de outros terminais. Com sólida experiência internacional, passou anteriormente por duas diferentes posições na Europa e liderou times na África e América Latina. Trabalhou por 16 anos no Grupo Maersk, onde chegou ao cargo de Diretor Geral para a América Latina da unidade de apoio marítimo do grupo (Maersk Supply Service) , também tendo atuado no grupo norueguês de navegação Westfal-Larsen Shipping. Formado pela PUC-Rio em Administração de Empresas, o executivo tem especialização pela Maersk International Shipping Education, MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Óleo e Gás pela Coppead/UFRJ.
Paulo Henrique Perni
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
M. Sc. e D. Sc. em Engenharia Civil pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).
MBA em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Curso de Altos Estudos em Defesa pela Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD).
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários desde 2010 e, atualmente, é Gerente Especial de Estudos da Superintendência de Estudos e Projetos Hidroviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Atuou como Assessor Técnico das Superintendências de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais em 2017 e de Regulação de 2017 a 2023.
Coordenador-Geral de Projetos, Operação e Manutenção de Portos Fluviais e Lacustres da Secretaria de Portos (SEP) de 2014 a 2017.
Fernanda Amorim
Formada em Comércio Exterior pelo Unicentro Newton Paiva e Pós-graduada em Finanças e controladoria pela UFMG, atuou no segmento de finanças, e desde 2006 atua na Vallourec soluções tubulares, passando pela área comercial nos segmentos automotivos, máquinas e equipamentos e industrial. Desde Dez/22 atua no desenvolvimento negócios em projetos ligados a transição energética, responsável pelo segmento do Hidrogênio.
Katharine Caitano
Graduada em engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua na área comercial da Vallourec desde 2020, tendo experiência nos segmentos de máquinas e equipamentos e automotivo. Desde Janeiro/23 atua no desenvolvimento técnico de projetos ligados à transição energética, mais especificamente na solução de armazenamento de hidrogênio da Vallourec, denominada Delphy.
Roberto Speicys
Roberto Speicys Cardoso é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI - Sorbonne Universités na área de privacidade em sistemas pervasivos. Participou de diversos projetos europeus de pesquisa nas áreas de serviços pervasivos, adaptação de sistemas e cidades inteligentes. Fundou na França a empresa Ambientic que desenvolve middleware para aplicações móveis multi-plataformas e no Brasil é sócio-fundador da Scipopulis, empresa que cria plataformas para a construção de conhecimento a partir da sabedoria coletiva.
Mauro Toledo
Diretor Consultor de Estratégia com foco em indústrias relacionadas a energia e recursos naturais. 15 anos de experiência em consultoria estratégica e na indústria, tendo conduzido mais de 40 projetos estratégicos, operacionais e técnicos para diversos clientes em diferentes indústrias. Foco mais forte em energia, infraestrutura e recursos naturais, indústrias manufatureiras e automotivas. Longa experiência em planejamento estratégico, organização, governança, entrada em mercado, eficiência operacional e reestruturação.
Claudia Barmann Bernard
Lawyer and former judge with a doctorate in law and more than 20 years of experience, registered both with the Brazilian and with the German Bar Association (Rechtsanwältin and Advogada at OAB-SP). Extensive experience in the legal area and government relations in both German and Brazilian environments. Demonstrates solid skills in management of Legal Department, Court, Mediation and Arbitration Chamber and law firm, as well as specialization in forming, training and leading multi-functional and international teams.
Very well connected with extensive relationships with governmental and non-governmental institutions in Brazil and Germany, including the management of the Bavarian State Representative Office in Brazil and participation in the Eurocâmaras executives´ summit. Key figure in intermediating between European companies, state and federal governments in Brazil and Germany, as well as the EU Delegation to Brazil, particularly in the context of industry development in Brazil. Cross-cultural knowledge encompasses the nuances of European, American, and Latin American cultures.
Proven continuous commitment and enthusiasm for driving growth and positive change in organizations and implementing new projects. Recognized as an excellent communicator and team motivator.
Fluent in German, English and Portuguese
Sou engenheiro agrônomo de formação, trabalhei em uma fazenda em Iowa, nos Estados Unidos, antes de me tornar estagiário no setor de fertilizantes. Tive uma experiência valiosa como empreendedor em 1999, quando criei com um sócio um portal para oferecer descontos progressivos em vendas de insumos para agricultores. Aprendizados que me permitem hoje ter uma visão de ponta a ponta do negócio.
Entrei na Yara em 2006, quando a multinacional adquiriu a empresa em que trabalhava. Encontrei um ambiente em que posso me envolver com diferentes desafios. Em 2009, assumi a missão de criar a divisão de Soluções Industriais no Brasil e América Latina. Hoje estamos muito bem posicionados para avançarmos nessa jornada de descarbonização, darmos ainda mais velocidade à transformação brasileira para uma economia de hidrogênio e explorarmos uma série de oportunidades que esse mercado vai trazer para nossos clientes e nosso país.
Altino Marques
Doutorando e mestre em políticas públicas pela UFRJ e engenheiro mecânico pela UFF, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Possui mais de 15 anos de experiência no setor de O&G, tendo atuado em grandes players no Brasil e no exterior nos segmentos de up, mid e downstream. Atualmente, ocupa a posição de Market Manager Brasil para os segmentos de O&G, CCUS e H2 na DNV.
Laura Altobello
Laura possui mais de 18 anos de experiência em infraestrutura e projetos de capital, com atuação no desenvolvimento de negócios, gerenciamento e execução de projetos em todas as fases do negócio, desde estudos de viabilidade, passando por engenharia básica e detalhada, até a execução e comissionamento. Ela tem trabalhado com diversos clientes e setores, com destaque para energia, O&G e plantas de processo.
Atualmente, Laura é gerente de desenvolvimento de negócios da HTB, atuando desde a prospecção de novos clientes até o acompanhamento do desenvolvimento de propostas, negociações e fidelização de clientes. Ela atua em contratos nos setores de energia e infraestrutura portuária.
Marcelo D'Antona
Com mais de 25 anos de experiência no setor portuário, aduaneiro e comercial, sou um consultor e líder experiente que oferece soluções de valor agregado para clientes na América Latina e no Caribe. Como Vice-Presidente Adjunto da Região LAC na HPC Hamburg Port Consulting GmbH, sou responsável pelo desenvolvimento de negócios e pela colaboração com meus colegas para fornecer uma ampla gama de conhecimentos especializados aos nossos clientes. Tenho um histórico comprovado na liderança e execução de projetos complexos e estratégicos nas áreas de terminais portuários, serviços aduaneiros e logística. Sou reconhecido como especialista em regulamentações de portos e comércio, e sou apaixonado por facilitar inovação e sustentabilidade na indústria.
Daniel Hubner
Como vice-presidente de Soluções Industriais para América Latina na Yara International e responsável por sua comercialização na região, meu trabalho é contribuir para viabilizar projetos que incorporem fontes de energia limpa e renovável aos processos fabris e estimulem a produção de amônia verde, entre outros insumos sustentáveis. As iniciativas voltadas à descarbonização da indústria têm potencial para impactar a vida de toda a população e são o propósito da minha atuação hoje.
Sou engenheiro agrônomo de formação, trabalhei em uma fazenda em Iowa, nos Estados Unidos, antes de me tornar estagiário no setor de fertilizantes. Tive uma experiência valiosa como empreendedor em 1999, quando criei com um sócio um portal para oferecer descontos progressivos em vendas de insumos para agricultores. Aprendizados que me permitem hoje ter uma visão de ponta a ponta do negócio.
Entrei na Yara em 2006, quando a multinacional adquiriu a empresa em que trabalhava. Encontrei um ambiente em que posso me envolver com diferentes desafios. Em 2009, assumi a missão de criar a divisão de Soluções Industriais no Brasil e América Latina. Hoje estamos muito bem posicionados para avançarmos nessa jornada de descarbonização, darmos ainda mais velocidade à transformação brasileira para uma economia de hidrogênio e explorarmos uma série de oportunidades que esse mercado vai trazer para nossos clientes e nosso país.
Thiago Filipe de Matos
Gestor do núcleo especializado de hidrogênio verde da CEMIG, responsável por projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados ao hidrogênio no contexto da transição energética e descarbonização. A gestão dos projetos consiste na idealização, roadmap, prospecção, estudos de viabilidade, coordenação de grupos de trabalhos, relacionamento com parceiros, arranjos técnicos e comerciais e o desenvolvimento de novos negócios. Há 22 anos no setor elétrico, possui experiência em geração, distribuição, comercialização de energia no mercado livre, relacionamento comercial com cliente corporativos e professor de formação profissional do SENAI. Engenheiro Eletricista, Master of Business Administration Executivo do Setor Elétrico - FGV e Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia Ambiental - IFMG.
Daniel Gabriel Lopes
Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Engenharia Térmica e Fluidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Como sócio fundador da Hytron, atua nas áreas de engenharia térmica e fluidos com ênfase nos processos de reforma autotérmica e de eletrólise alcalina da água como formas de geração de hidrogênio e nas áreas de gerenciamento de projetos, planejamento energético, na captação, desenvolvimento, gerenciamento e implementação de projetos relativos às tecnologias para produção de hidrogênio a partir de fontes fósseis e renováveis.É pesquisador colaborador do Laboratório de Hidrogênio da Unicamp (desde 2003), do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH, desde 2003) e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE, desde 2003).Atualmente, Laura é gerente de desenvolvimento de negócios da HTB, atuando desde a prospecção de novos clientes até o acompanhamento do desenvolvimento de propostas, negociações e fidelização de clientes. Ela atua em contratos nos setores de energia e infraestrutura portuária.
Bernardo Estefan
Pai do Vicente de 10 anos e casado com a Karina com quem mora no Rio de Janeiro. Economista formado pela UFRJ, é Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD tendo participado de programas de Educação Executiva na Harvard Business School.
Possui experiência como empreendedor em startups, consultoria estratégica e inovação com passagens por corporações como Coca-Cola, Fiat e Oi. Foi Head da Eneva Ventures, desenvolvendo iniciativas de Inovação Aberta como foco na alavancagem de novos negócios tendo participado diretamente do desenvolvimento de projetos inovadores ligados à tecnologias de Baixo Carbono como CCUS & BECCS.
Founder da Energy Spin, uma startup focada em BUaaS (Business Unit as a Service) que habilita grandes corporacoes de fora do setor de energia a explorarem oportunidades de negócios relacionadas à transição energética.
Fábio Mendes
Profissional com mais de 33 anos de experiência em Gestão de Projetos, incluindo vivências internacionais na Alemanha, Uruguai e Argentina. Possui mais de 20 anos em gestão de pessoas e equipes multifuncionais, com sólida carreira em multinacionais dos setores químico, petroquímico e de terminais de estocagem. Tem forte expertise em Gestão de Portfólio de Projetos, Capex e gerenciamento de projetos em diversas fases. Destaca-se por suas habilidades de comunicação e negociação, adaptação a novas estratégias e reestruturação organizacional. É instrutor e coach em Gerenciamento de Projetos, com conhecimento em processos de aquisição, elaboração de contratos e legalização ambiental, além de experiência em Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Sou engenheiro agrônomo de formação, trabalhei em uma fazenda em Iowa, nos Estados Unidos, antes de me tornar estagiário no setor de fertilizantes. Tive uma experiência valiosa como empreendedor em 1999, quando criei com um sócio um portal para oferecer descontos progressivos em vendas de insumos para agricultores. Aprendizados que me permitem hoje ter uma visão de ponta a ponta do negócio.
Entrei na Yara em 2006, quando a multinacional adquiriu a empresa em que trabalhava. Encontrei um ambiente em que posso me envolver com diferentes desafios. Em 2009, assumi a missão de criar a divisão de Soluções Industriais no Brasil e América Latina. Hoje estamos muito bem posicionados para avançarmos nessa jornada de descarbonização, darmos ainda mais velocidade à transformação brasileira para uma economia de hidrogênio e explorarmos uma série de oportunidades que esse mercado vai trazer para nossos clientes e nosso país.
Elifas Holodniak
Business administration, engineer & marketing specialist with 15+ years of business experience effectively building relationships, cultivating partnerships, retaining top accounts and growing profit channels by establishing trust with key decision-makers.
Persuasive, self-motivated leader with expertise on monitoring client performance, expanding network connections, persuasively introducing products, educating clients, delivering presentations, implementing pricing strategies, developing territory and revealing customer needs to deliver solutions. Matchmaker! Dedicated negotiator and highly intelligent, analytical problem solver adept at resolving issues, cultivating strong internal/external client relationships and leading courses of action to optimize productivity and profitability. A loyal, tactical team player and strategic planner with strong entrepreneurial and leadership abilities seeking to leverage background into a new ideas and new reasons for rethink this wonderfull place!
Marcelo Costa
Desde cedo, minha trajetória foi marcada pelo empreendedorismo em setores como transporte, construção civil e cosméticos, onde adquiri amplo conhecimento. Nos últimos anos, mergulhei nas áreas de blockchain, criptomoedas e tokenização, com foco em seu potencial para tornar negócios mais sustentáveis e eficientes.
Atualmente, utilizo tecnologia e ciência para garantir que proprietários de florestas sejam compensados pela preservação ambiental, ao mesmo tempo em que ajudo empresas a incorporar a sustentabilidade em seus produtos e serviços. Meu objetivo é minimizar impactos ambientais, criar valor e promover um impacto social e ambiental positivo.
Marcelo Veneroso
Marcelo Luiz Moreira Veneroso É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade
Católica de Minas Gerais – PUC-MG (1986), Presidente das Empresas: Neuman & Esser
Engenharia e Soluções Ltda, Neuman & Esser América do Sul Ltda desde 1997, CEO da Hytron
Energias, Membro e Coordenador da Divisão de Hidrogênio (HGS) do Grupo NEA,
Coordenador do Conselho de Mercado de Hidrogênio da ABIMAQ.
Alexandre Quirino
Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), com MBAs pela Fundação Instituto de Administração (FIA - USP) e COPPEAD – UFRJ. Tem ampla experiência em Cadeia de Suprimentos (CPSM®), procurement e strategic sourcing. Ingressou na Petrobras em 2006, tendo exercido funções de gestão por mais de 15 anos. Atualmente atua na área de combustíveis sustentáveis, com foco principal em hidrogênio de baixa emissão de carbono.
Carlos Cavalcanti
Engenheiro Agrônomo (UFRPE) com Mestrado em Desenvolvimento Rural Territorial, pela Universidade de Córdoba, e desde 2019 atua como Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de SUAPE. Já foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) e Diretor Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, além de ter atuado no terceiro setor.
Philip Mendonça
Profissional com 25 anos de experiência nos setores elétrico e de óleo e gás, atuando em geração, transmissão, distribuição e energia solar. Possui expertise em planejamento, engenharia, construção, operação e manutenção de usinas termelétricas, linhas de transmissão e subestações até 230KV. Especialista na gestão de ativos complexos e em recuperação de resultados regulatórios, tem ampla vivência em projetos turn-key com base no PMBOK e práticas do PMI. Atualmente, lidera projetos de transição energética, descarbonização, energias renováveis e hidrogênio verde no complexo TECHUB.
Carlos Bastos
Profissional com formação em desenvolvimento de negócios e uma perspectiva técnica, apoiando a empresa na pesquisa, análise, mapeamento e construção de estratégias para atacar segmentos específicos. Possui experiência em suporte a equipes de vendas diretas e engenheiros, trabalhando em um ambiente multicultural e internacional, com competência intercultural e habilidades em vários idiomas.
Focado em entregar soluções inovadoras que aumentem a produtividade e a qualidade dos clientes, além de reduzir custos de produção. Atualmente, apoia o setor de Indústria de Processos, Químicos e BiotechPharma em projetos complexos e de alto volume, oferecendo soluções de automação de processos do portfólio da Festo.
Rafael Apolinário
Rafael Apolinário dos Santos é engenheiro de controle de automação, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Elétrica e Sistemas de Energia. Iniciou sua carreira nos setores de laminação a quente e utilidades da Usiminas Cubatão, onde adquiriu sólida experiência em processos industriais.
Há 13 anos, Rafael integra o Porto de Santos, onde atua como Gerente de Utilidades. Nessa função, é responsável pela operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Itatinga, pela linha de transmissão e pelo sistema de distribuição de energia elétrica, além de coordenar o sistema de saneamento básico do porto e os serviços de coleta e destinação de resíduos.
Sua expertise foi decisiva no desenvolvimento do projeto de geração de Hidrogênio Verde a partir da PCH Itatinga, uma iniciativa pioneira que reforça o compromisso do Porto de Santos com a sustentabilidade. Rafael também compõe o programa de diversificação da matriz energética do porto, promovendo maior eficiência e integrando soluções sustentáveis às operações portuárias.
Com uma trajetória marcada pela inovação e liderança, Rafael Apolinário dos Santos está comprometido em transformar o futuro energético e ambiental do Porto de Santos, contribuindo para sua evolução tecnológica e sustentável.
Leandro Barreto
• Diretor de Transição Energética na Be8.
• Conselheiro em Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL.
• Conselheiro do MBCB
• Professor convidado na Fundação Dom Cabral e membro do Conselho da Mauá.
• Coordenador do GE8 do MiBI e do GT07 para descarbonização da Ind Naval para o MDIC
• Diretor da Divisão de Energia do Dep. de Infraestrutura da FIESP, e do Grupo de Descarbonização da Mobilidade.
• Integra o Comitê da Indústria para o H2 Sustentável da CNI.
Isabela Santos
Coordenadora do Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp Brasil)
Estudou gestão de projetos, financiamento de projetos, pós-graduada em relações internacionais com foco meio ambiente e mudanças climáticas com especialização em tecnologia ambiental, economia ambiental, e energia renováveis. Trabalha há 15 anos na cooperação alemã e já trabalhou na América Latina, Europa, Ásia e África. Trabalha há anos nos tópicos: cidades sustentáveis, energias renováveis e descarbonização da Indústria. Desde de Julho de 2022 faz parte da equipe do H2UPPP na componente Brasil. O H2UPPP é um instrumento de fomento para alavancar projetos de hidrogênio e derivados no Brasil com um volume de fomento em até 2 milhões de euros
Alessandro Marchesino
Como sócio da PwC, tenho mais de 25 anos de experiência no fornecimento de auditorias financeiras, finanças corporativas e serviços de consultoria de alta qualidade para clientes de diversos setores e indústrias. Tenho um grande histórico de liderança e gerenciamento de projetos de grande escala, entregando resultados excepcionais e construindo relacionamentos de longo prazo com clientes e partes interessadas. Tenho paixão por ajudar os clientes a atingirem seus objetivos estratégicos e financeiros, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da minha equipe e do escritório. Valorizo integridade, excelência, inovação e trabalho em equipe, e me esforço para defender esses valores em tudo que faço.